quinta-feira, 18 de março de 2010

Um velho álbum de fotos (continuação)

(clique nas imagens para ampliar)



Foto 3
O bairro do Grajaú em 1964, ainda estritamente residencial - 
um bairro "jardim". No centro a rua Araxá (?).
A igreja quase escondida entre os prédios da praça e da Eng. Richard.
Ao fundo, o Bico do Papagaio era o "Pão de Açúcar do Grajaú".




Foto 4
A igreja, de 1931, dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Localizada na Praça Edmundo Rêgo, centro vital do bairro.




Foto 10
 
Imagem da igreja, em primeiro plano, tendo ao fundo o Bico do Papagaio.



(continua)

3 comentários:

  1. Oi A. Gramacho,
    Tudo bem? Meu TCC será sobre a relação da Igreja com a identidade do Grajaú, gostaria de saber se pode me ajudar com uma coisinha.. Sabe quando a praça de Edmundo Rêgo foi fundada? O Arquivo da Cidade do RJ só me disponibilizou dois processos envolvendo estabelecimentos comerciais na praça, e nem sequer um planta com uma data... Acho que realmente precisamos de mais trabalhos sobre o bairro.. Agradeço se puder me ajudar. Seu trabalho é maravilhoso, meus parabéns!
    Tudo de bom,
    Jade :)

    ResponderExcluir
  2. Prezada Jade
    Tenho uma edição de 1958 da “Nomenclatura dos Logradouros Públicos do Distrito Federal” onde consta que a Pça Edmundo Rego tinha recebido esse nome por um decreto de 14/05/1926. Não consta que tivesse um outro nome anterior.
    Em uma publicação daquela época [“O Jornal” de 25/05/1926 aparece a notícia de que a praça “situada no cruzamento das ruas Maquiné e Caravelas” tinha recebido esse nome em homenagem ao desembargador Edmundo Rego, “figura de destaque na magistratura do Distrito Federal...” A rua Maquiné é a atual Engenheiro Richard e a Caravelas é a atual Julio Furtado.
    Era então em descampado apenas. Consta que a urbanização da praça teria ocorrido em fevereiro de 1935, segundo projeto do arquiteto Azevedo Neto. No facebook “A Tijuca de antigamente” há inclusive uma foto da solenidade.
    A igreja veio mais tarde. A pedra fundamental foi lançado no dia 08/02/1931. Em 1934 já se realizavam cultos no local, mas em uma capela provisória. A primeira missa, com a igreja ainda em construção foi celebrada por Monsenhor Armando de Lacerda no domingo 12/05/1935. As obras só foram concluídas em 1942 quando então se criou a Paroquia de N. S. do Perpétuo Socorro. Sugiro que vc pesquise no site da hemeroteca digital brasileira, da Biblioteca Nacional, onde vc pode consultar online quase todos os jornais antigos. Um abraço e obrigado por seus comentários.

    ResponderExcluir